Blog do Projeto SILAB

Neste blog você encontrará informações atualizadas sobre o desenvolvimento do projeto SILAB. Os posts mais recentes estarão sempre no topo da página.

------


2008-08-19

Olá pessoal :)

Estamos aqui hoje para publicar os resultados finais dos testes executados. Utilizamos como ambiente de teste um laboratório com 20 máquinas (Core 2 Duo com 1Gb de RAM) onde utilizamos dualboot com o Windows XP SP2 e o Ubuntu 8.04. Abaixo temos uma tabela com as operações e o tempo aproximado de duração.

Preparação do PC a ser replicado:
Formatação 18 minutos
Instalação e configuração do Windows XP SP2 37 minutos
Instalação de drivers e softwares adicionais 25 minutos
Instalação e configuração do Ubuntu 8.04 43 minutos


Servidor Silab:
Instalação do Silab 9 minutos
Configuração do Silab 2 minutos
Criação da Imagem do disco 12 minutos


Replicação:
Distribuição da Imagem do disco 31 minutos
Ajustes finos em cada máquina (total) 43 minutos


Resumo:
Preparação da Fonte 2:03 horas
Preparação do Servidor 0:23 horas
Replicação da Imagem 1:14 horas
Total 3:40 horas


Para comparar, podemos imaginar o tempo de configuração do laboratório, de maneira manual, sendo 20 x Preparação do PC a ser replicado, ou seja, 20 x 2:03 horas. Aproximadamente 40 horas.
Com a utilização do Silab temos um ganho de mais de 90% de tempo e ainda podemos armazenar a imagem criada para que, quando for necessário, restaurar a configuração de uma ou mais máquinas seja possível em, aproximadamente, 1:15 horas.

Abraços,
Marcelo


2008-07-21

Olá pessoal :)

um pouco depois do prazo prometido, mas ainda em tempo, estamos disponibilizando a versão do Silab para o OpenSUSE. É um pacote .rpm para a instalação, na qual pode ser necessária a mídia utilizada na instalação do SO ou acesso aos repositórios do mesmo.
Esta versão não foi tão testada como a para o Ubuntu, por isso contamos com vocês para que comuniquem qualquer erro ou dificuldade encontrada.
A instalação é praticamente igual para as duas distribuições, basta dar uma olhada na seção Documentação e aproveitar as facilidades que este sistema oferece ao configurar um ambiente laboratorial.

Abraços,
Marcelo


2008-07-08

Olá,

desculpem a demora (final do semestre é complicado ^^)...
Como dito no último post, estamos adaptando o Silab ao OpenSUSE. Para realizar os testes e a criação dos pacotes, tentamos utilizar uma instalação do OpenSUSE em uma máquina virtual, mas ao rodar o Silab a placa de rede não realiza o boot via DHCP (também passamos por este problema ao testar o Ubuntu em uma máquina virtual). Estamos, por isso, um pouco atrasados em relação ao planejamento. Agora, com o término do semestre, vamos preparar algumas máquinas reais para a instalação do OpenSUSE.
Também vamos aproveitar o período de férias para testar o Silab (com a versão Ubuntu) em um ambiente real, no caso os laboratórios de ensino da faculdade, para termos uma melhor idéia do funcionamento e desempenho em larga escala.

Abraços,
Marcelo


2008-06-17

Olá,

enviamos no início do mês o sistema para alguns amigos e colegas. Após alguns testes recebemos algumas sugestões, entre elas disponibilizar uma opção para que o usuário informe se quer instalar o GRUB nas máquinas cliente ou não.

Feito isso, está disponível para download a versão 0.9.1 do Silab, incluindo esta nova funcionalidade.

Agora estamos projetando os testes finais, que serão executados nos laboratórios de ensino da faculdade, e análises de desempenho do sistema. Como o laboratório é usado diariamente, vamos aguardar o fim do semestre letivo para iniciar os testes (fim da segunda semana de julho).

Estamos também analisando a possibilidade de criar um pacote de instalação .rpm, para usuários do sistema OpenSUSE.
Teremos novidades a esse respeito até o términdo do mês.

Abraços,
Marcelo


2008-05-25

Olá,

descobrimos um problema no pacote anterior do projeto. Após uma mudança, o servidor não detectava a instalação do DRBL. Agora já está tudo corrigido...
Também está no ar a Documentação para instalação, configuração e utilização do sistema. Aguardamos sugestões e críticas sempre são bem-vindas.

Abraços,
Marcelo


2008-05-19

Saudações,

como planejado, efetuamos hoje o teste de instalação e utilização do pacote deb gerado.

Tudo ocorreu conforme o esperado e já está disponível para download o primeiro release do projeto. Este já é totalmente funcional, mas ainda não possui tradução completa e nem a documentação do sistema, que deve ser publicada até o término da semana.

Abraços,
Marcelo


2008-05-18

Olá,

aproveitando o fim de semana para colocar o cronograma em dia :)
Geramos o pacote .deb do Silab seguindo o tutorial do Rafael Brianezi da Silva - Criando um Pacote deb Manualmente. Amanhã (19/05) vou testá-lo no laboratório e se tudo correr bem coloco para download aqui.
Também estamos criando a documentação que detalha o processo de instalação, configuração e utilização do sistema. Espero publica-la até o término dessa semana.

Abraços,
Marcelo


2008-05-13

Antes de mais nada, desculpem a demora nas atualizações =/

No mês de abril, terminamos o desenvolvimento dos scripts de interface para o Silab. Tudo ia muito bem até surgir uma atualização no DRBL :(
Essa mudança tornou o script de configuração inútil, já que ele foi projetado sobre a versão anterior do Clonezilla.
Nestas duas primeiras semanas de maio reescrevemos este script, agora de uma maneira "a prova de atualizações" :D

Com isto concluímos a etapa de desenvolvimento e passamos a criação da documentação do Silab.
Nosso cronograma prevê o término desta etapa em junho.

Logo iremos gerar o pacote .deb para instalação do Silab no Ubuntu e colocá-lo a disposição para download.

Abraços,
Marcelo


2008-04-22

Atualizando o andamento do projeto:
  • Tradução do sistema Clonezilla (DRBL) | 65%
  • Criação de scripts de interface para o Silab
    • Instalação | 100% :)
    • Configuração | 20%

Assim que prontos os scripts e a tradução serão disponibilizados para consulta/download

Abraços,
Marcelo


2008-03-20

Olá... :)
Como o Silab terá como dependência o sistema Clonezilla (DRBL) resolvemos traduzir este e incluir esta tradução como parte de nosso projeto.

Para mantê-los informados, listamos abaixo as tarefas em andamento e as próximas a serem executadas:
  • Em andamento
    • Tradução do sistema Clonezilla (DRBL) | 10%
    • Criação de scripts de interface para o Silab
      • Instalação | 20%
      • Configuração | 0%
  • Projetadas
    • Tradução da documentação do sistema Clonezilla (DRBL)
    • Criação da documentação do Silab
    • Geração do pacote silab.deb

Nas próximas semanas vamos detalhar o processo de desenvolvimento dos scripts e disponibilizar a tradução assim que concluída.
Abraços,
Marcelo.


2008-03-12

Olá...
Um post rápido:
Como informado anteriormente, estamos desenvolvendo a interface do projeto para possibilitar ao usuário uma maior facilidade na instalação e utilização do sistema. Como este é um processo um pouco demorado vamos disponibilizar, se possível na próxima semana, um tutorial de como utilizar o clonezilla para que vocês possam conhecer o sistema mais rapidamente.
Abraços,
Marcelo.


2008-03-03

Saudações...
Depois de um 'breve' período de inatividade do blog estamos de volta.
Como programado os testes com o Clonezilla foram realizados a duas semanas. Felizmente o sistema mostrou-se extremamente mais eficiente em termos de tempo do que o UDP Cast. Nos primeiros testes com o UDP Cast descobrimos que o mesmo realizava a cópia dos dados do disco rigído 'bit-a-bit', utilizando o comando dd do mundo Unix. Isto torna o processo muito lento já que, além de copiar toda a área de dados do disco, o que é essencial em nosso projeto, copia também a parte vazia do mesmo, ou seja, pura 'perda de tempo' para nós. O Clonezilla utiliza outros mecanismos para cópia dos dados em partições que possuem sistemas de arquivos suportados (NTFS, FAT, ext2, ext3...) e realiza a cópia através do dd somente quando não suporta o sistema de arquivos. Este contraste nos tempos de cópia foi determinante para que o Clonezilla fosse escolhido como sistema base para o projeto, apesar de sua interface (instalação e utilização) não ser tão simples como a do UDP Cast.
Tanto o UDP Cast como o Clonezilla foram inicialmente escolhidos por se adequarem ao conceido do BDD (Microsoft Solution Accelerator para Business Desktop Deployment). Este acelerador oferece orientação de ponta para o planejamento, a criação, os testes e a implantação eficientes do Microsoft Windows XP Professional e do Office Professional 2003. Ele ajuda os profissionais de TI a obter um rápido retorno do investimento e também define novos padrões de confiabilidade, desempenho, segurança e facilidade de uso.
Como nosso projeto compreende apenas uma parte do BDD (a implantação), optamos por utilizá-lo apenas como referência, já que o mesmo é uma 'solução' com orientação, modelos de exemplo e arquivos de tecnologia, na busca de uma aplicação específica. O sistema escolhido segue os padrões definidos exceto o quesito 'facilidade de uso'. Isto se deve ao fato do Clonezilla ser uma ferramenta pertencente ao DRBL, um sistema que provê boot remoto sem a utilização de disco na máquina local.
Concentraremos nossos esforços a partir de agora para aprimorar esta que, em nossa concepção, é a grande carência do Clonezilla: a usabilidade. Tentaremos automatizar o máximo o processo através do desenvolvimento de scripts para instalação/execução e também de possível tradução do sistema e de sua documentação. Aguardem os próximos capítulos... :)
Abraços,
Marcelo.


2008-02-13

Olá :)
Como a seqüência dos testes com o Clonezilla está programada para amanhã, resolvi utilizar o tempo disponível ontem e hoje para concluir o segundo tutorial do projeto. É praticamente uma continuação do primeiro, Criando um servidor DHCP no Ubuntu, onde explicamos como configurar o TFTP e integrá-lo ao servidor DHCP para que seja possível realizar o boot através da rede (prática necessária para maior agilidade na replicação das imagens). Esperamos que seja útil e, qualquer dúvida, estamos a disposição :]

Abraços,
Marcelo.


2008-02-12

Saudações a todos...
Ao iniciar os testes com o Clonezilla esta semana, descobrimos que um servidor DHCP é indispensável para realizar o boot através da rede (PXE). Por isso resolvemos criar uma nova seção na wiki do projeto intitulada Tutoriais onde, a partir de hoje, é possível encontrar um passo-a-passo para configurar um servidor DHCP em uma máquina rodando Ubuntu. Com o tempo vamos adicionar mais tutoriais (um de configuração do PXE já está em desenvolvimento) que detalhem o processo de instalação ou configuração de sistemas relacionados ao projeto.
Esperamos ter até o fim da semana os resultados finais dos testes, uma comparação e a definição do sistema base para o projeto.

Obrigado,
Marcelo.


2008-02-08

Olá! Meu nome é Marcelo Teixeira, sou estudante de Ciência da Computação na UFRGS e, devido ao convite do Guilherme, faço parte do projeto agora.
Assim como dito pelo Guilherme, no post anterior, temos pesquisado e testado alguns dos sistemas escolhidos. Estou colocando logo abaixo uma tabela com uma breve comparação entre os sistemas disponíveis e, com esta comparação, selecionamos dois para testes práticos: UDP Cast e Clonezilla.
Os testes com o UDP Cast já foram realizados mas vamos aguardar a conclusão dos demais, com o Clonezilla, para que possamos decidir e informar qual será o sistema escolhido como base para o Silab.

Comparação entre os sistemas
Sistema OS FileSystem Multicast Compressão PXE Licensa
BDD Windows FAT, NTFS Não (1) Não (1)
Clonezilla Unix ext2, ext3, reiserfs, FAT, NTFS Sim gzip, bzip2, lzop Sim GPL
g4u Unix Todos (cópia bit-a-bit) Não gzip Sim Standard BSD License
Partimage Unix ext2, ext3, reiser3, FAT Não gzip, bzip2 Sim GPL2
UDP Cast Unix Todos (cópia bit-a-bit) Sim gzip, lzop Sim GPL2

(1) Informações não encontradas

Antes de terminar o post gostaria de agradecer o convite e a consultoria do Guilherme.

Obrigado,
Marcelo.


2008-01-27

Faz tempo que não atualizo o blog do projeto então, primeiramente, feliz 2008 à todos. Bem, nesses últimos meses o projeto ganhou um novo integrante, o Marcelo Teixeria, que irá entrar no meu lugar, tomando a liderança do projeto de agora em diante. Vou deixar que ele próprio faça a sua apresentação aqui no blog.

O Marcelo e eu nas últimas semanas pesquisamos e testamos melhor alguns dos sistemas de instalação e clonagem que foram indicados aqui. Alguns testes foram positivos, outros nem tanto, e nas próximas semanas o Marcelo estará testando mais alguns programas, com meu auxílio quando for necessário, Os resultados obtidos até agora deixarei que ele coloque no decorrer da semana.

Bom, vou me despedindo do projeto, mas gostaria de lembrar que ainda estarei presente dando uma consultoria : ) para o Marcelo sempre que necessário, e gostaria de terminar desejando um grande sucesso para ele no comando do projeto.

Guilherme.


2007-11-29

Buenas, primeiro post do projeto, embora ele já tenha começado a mais ou menos dois meses atrás, e eu não tenha postado nada até agora, vou tentar fazer um rápido resumo dos acontecimentos desde então.

Bom, quando começamos o projeto, estipulamos em torno de dois meses para o estudo de protocolos de comunicação (IP, TFTP) e de métodos e protocolos de boot através de rede (BOOTP, DHCP, EFI, PXE), e foi exatamente isso que fiz. Os meus conhecimentos na área eram relativamente poucos antes do início do projeto, mas com esses estudos consegui aumentá-los, bem como ter um interesse ainda maior pela área. Estudei também sobre IP Multicast, que é uma parte fundamental no desenvolvimento do projeto. Aproveitando esses estudos decidi criar uma seção sobre os RFCs estudados em docs, aonde há links para os mesmos e que serão expandidos conforme o tempo.

Passada a parte inicial de estudos, e aonde me encontro no momento, comecei a fase de levantamento de sistemas de clonagem e instalação de imagens existentes. Os sistemas que levantei foram os seguintes: BDD, Clonezilla, g4u, Kadeploy, Partimage e UDP Cast. Na seção de links há o endereço do site de cada um dos programas pesquisados. Terminado o levantamento dos programas, a próxima etapa é testar e comparar cada um deles para ver as suas funcionalidades e deficiências. Conforme os testes forem sendo realizados, colocarei informações sobre eles em uma seção dedicada do site.

Por enquanto as novidades foram estas. Em breve atualizarei o blog, fique atento!

Guilherme.

Last edited Aug 19, 2008 at 8:29 PM by mateixeira, version 26

Comments

eudecio Aug 25, 2009 at 2:49 AM 
galera gostei do projeto de voces, trabalho com o G4U e acho ele muito lento, porem tentei utilizar o silab com o ubuntu 9 e não fui muito feliz...
o sistema não instalou, vcs tem já alguma previsão de atualização, ou alguem sabe me dizer como utilizar nesta versão do ubuntu...
abcs eudecio

profdias May 1, 2008 at 12:21 PM 
Saudações

Tenho seguido com interesse este projecto e deixo-vos umas sugestões:

- Podiam anexar a este projecto o "gparted" que é um ótimo criador/ editor/ gestor de partições. Sei que com este pacote têm de instalar também um ambiente gráfico (penso eu), mas os benefícios seriam enormes.
http://gparted.sourceforge.net/

- Um pacote que já quebrou alguns galhos meus foi o recuperador do GRUB "Super Grub Disk".
http://www.supergrubdisk.org/

E prontos. Continuação de bom trabalho.

Manuel